A Força dos Pensamentos Dr. Hermes Sandesh Balbino - Psicólogo

Os pensamentos precedem os comportamentos. Se você tiver pensamentos construtivos e positivos, poderá colher os frutos com ações na direção certa do que deseja. O pensar produtivo edifica o sucesso quando você quer construir objetivos que tem um tempo certo para serem atingidos (quando ocorrerá?), reconhece a distância do ponto a ser alcançado (onde estou em relação ao que desejo?), sabe das ferramentas necessárias para chegar até a meta desejada (o que vou precisar ter ou fazer?), tem a concordância interna sem pontos de desarmonia (algo dentro de mim impede de alcançar o que quero?), usa dos recursos próprios para trabalhar pessoalmente por seu objetivo (como quero me sentir para ir em frente com esse intento?).

Mark Allen, triatleta mundialmente reconhecido pelas vitórias no Iron Man do Havaí, atribui suas conquistas à sua capacidade de concentrar-se em pensamentos positivos. Como relata Jerry Linch, Allen usa a estratégia de reunir no corpo-mente afirmações que “tornam firme” o que já é verdadeiro ou tem condições de tornar-se verdadeiro e complementam o treinamento. Aqui, o limão é reconhecido pelas suas qualidades nutricionais com o alto teor de vitaminas que possui. E o limão tem um gosto bom como seu valor nutritivo? Como os pensamentos que passam pela mente, nem tudo é edificante, mas pode vir a ser. Mark Allen persiste na estratégia de estar no controle dos pensamentos que produz, e substitui frases mentais negativas por um treinador interno positivo e revigorante, onde aspectos negativos tornam-se lições que nos mostram como prosseguir. Ciclo completo, e o limão vira limonada.

É importante ter um auto-conceito positivo. As pessoas carregam consigo uma auto-imagem fundamentada em crenças que são produtos de sua história pessoal construída a partir de experiências passadas. A conduta pessoal expressa essa imagem, e em grande parte do tempo as ações pessoais que você produz são frutos de como você se percebe. Esteja no controle, perceba que o poder criador da mente pode também ser o poder de mudar o que foi criado. Pense positivo para construir o que quer para o seu aqui e agora, que será uma parcela para o que deseja para seu futuro. Disse Victor Hugo: “Não há nada como um sonho para criar um futuro”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *