Diet, Light e Zero – Saiba Quais as Diferenças Dr. Sérgio Camarda - Fisiologista

Alguns  alimentos industrializados são classificados como diet, light e zero e costumam causar confusão na hora da compra, pois existem diversas opções nas prateleiras dos supermercados, lojas de conveniência, bares, lanchonetes e restaurantes.

As diversas opções no mercado acabam por gerar diversas dúvidas ao consumidor, como por exemplo, quais são os alimentos que contém menores quantidades açúcar e gordura e ajudam a emagrecer? Qual é mais indicado para quem tem diabetes?

Abaixo estão apresentados os significados dos termos diet, light e zero:

Diet: este termo é utilizado em alimentos que estão isentos de algum item em sua fórmula. Desta forma o termo só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate Diet, por exemplo, não contém açúcar. Os alimentos Diet são regulamentados pela Portaria SVS/MS nº. 29/1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É exigência da Anvisa que todo produto Diet contenha no rótulo a frase “Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico”.

Light: a definição de alimento Light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional. Na embalagem deve constar uma tabela comparativa com o alimento convencional.

Zero: termo muito comum utilizado para refrigerantes. Na maioria das vezes indica que o produto é “zero açúcar”, o que seria sinônimo de uma bebida Diet. As trocas de denominação fazem parte de uma estratégia de marketing, que busca atingir públicos diferentes com produtos bastante semelhantes (por ex: refrigerante zero e refrigerante light).

É muito importante ficar atento aos rótulos dos produtos, pois eles informam tanto os nutrientes dos alimentos quanto qual sua quantidade. Na prática, os nutriente que aparecem em primeiro lugar do rótulo são os que estão em maior quantidade no produto.

Portanto, um mesmo produto pode ser diet, light, e zero, pois uma categoria não exclui a outra. Por isso, deve-se verificar qual é o ingrediente que está tornando determinado alimento reduzido ou ausente de alguma substância.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *